quinta-feira, 19 de março de 2009

Embarque!




Sim, nós temos mais sorte que juízo!!! A incógnita quem será o “Personagem F”? Foi um fantasma que perseguiu nosso grupo desde janeiro. Primeiro não sabíamos se seu criador, o Fer, estaria conosco. Depois, quando tivemos essa confirmação, não conseguimos achar ninguém para substituí-lo, cogitamos até fazer uma adaptação lésbica para o casal, não deu certo... Logo em seguida pensamos em adaptar o texto e misturar meu personagem, o “E”, nessa relação, mas isso nem começamos, pois já sabíamos que seria criar muito problema pra uma pessoa só. Imagina: trabalho, saúde e uma relação fracassada (deus me livre guarde, coitado)! Até que a Ju lembrou do Marquinhos, que de pronto topou essa parada! Mas um dia depois, temos a notícia de que o Fer estaria disponível novamente. Aí fazer o que? Um apresenta 2 dias o outro outros 2. Mas 2 dias depois o Fer nos deixa oficialmente e vai pra Sampa ganhar o mundo... E FINALMENTE, depois de muitos “o que será”, “quem será”, “como será”, temos a solução: o Marcos! Seja muito bem vindo, esperamos que você aproveite as nossas bobeiras, os nossos momentos reflexivos (ehehe) e as nossas conversas (oh povo pra falar, sempre tem alguém com algum assunto)!

terça-feira, 17 de março de 2009

Tudo que é ETERNO se desmancha no ar



Algumas vezes a felicidade é tanta, que temos a impressão de que o tempo vai parar. Congelado... como numa fotografia, com gargalhas calorosas em noites frias, com a fumaça do chocolate quente estática no ar e pipocas voando sobre nossas cabeças.
Mas a vida não é um retrato, muito menos uma sequência de fotos, pois também não é filme. A vida é inconstância, incerteza, mudança. E é assim, mudando devagarzinho algumas horas, outras nos jogando de um precipício, que a vida vai passando e nós vamos escrevendo nossas histórias...
Um de nossos companheiros desembarcou na estação, para pegar outro trem, deixando pra trás muita saudade. Boa Sorte Fer! Nos encontramos pelas estações do mundo!

quarta-feira, 11 de março de 2009

O Começo de Tudo!


Cada dia que passa, vemos como as coisas mudam...
O ponto de partida, que ficou lá...
Junto com pessoas, lugares e lembranças...

Nesse link está disponível o Projeto que deu origem ao nosso Placebo:

segunda-feira, 9 de março de 2009

quarta-feira, 4 de março de 2009

Personagem A


A falta de comunicação com o personagem F fez com que ela tivesse coragem, pela primeira vez, e o colocasse pra fora de casa. Acreditava ser uma pessoa equilibrada, saudável e sã. Até descobrir que não é... Até descobrir que é muito mais frágil do que jamais imaginou ser. Até perder o controle e surtar, descontanado sua raiva no que seria o jantar. O que a emociona de verdade é sempre estar procurando o verdadeiro amor na mesma pessoa. Sua mala está sempre pronta.

Personagem B


O personagem é um vendedor de sapatos que faz um “bico” como frango de uma grande rede de fast-food. Sente-se sozinho e culpado por toda sua tristeza. A única coisa a que é apegado é a um par de sapatos da loja onde trabalha, mas nunca ousou possuí-los ou usá-los. Sempre acha que é infeliz e doente. Acha que os remédios podem curar as duas coisas. Ele nunca está indo embora. Minimiza sua frustração, com ajuda do personagem D que o critica ferozmente, fazendo com que acorde e tenha vontade de mudar de vida. Para ele basta pouco. Sua bagagem é um saco de areia.

Personagem C



Uma viciada em jogo que disputa desde ‘cara ou coroa’ até ‘roleta russa’. Gosta de viver na corda bamba. Sua trajetória pode ser comparada a de um ovo chocado: quando a casca se quebra é o início de sua busca da aventura e liberdade total; quando o ovo já se quebrou, nunca pára de partir em busca de novos sabores para sua vida; sua volta para casa é seu entendimento de si mesma. Sua mala carrega o estritamente necessário.

Personagem D


Uma vendedora de maçãs do amor de alma cigana na estação. Não se sabe se ela vende maçãs para comprar um bilhete de passagem ou se as usa para aproximar-se e apropriar-se de características que julga interessantes nas pessoas. É nostálgica, colecionadora e sem identidade. Sua mala é uma caixa onde guarda tudo o que consegue ter.

Personagem E


O personagem é um professor, ex-workaholic. Não suporta mais o seu trabalho e, para piorar, descobriu que está muito doente. No espetáculo, conhecemos parte do seu drama durante o caminho para a estação, quando ‘esbarra’ com o personagem C. Ele tenta encontrar seu equilíbrio no desequilíbrio dela. Não quer ir embora, não quer ficar. Quer apenas curtir e aprender sobre as coisas e as pessoas. Sua bagagem é uma bolsa pequena e um guarda-chuva.

Personagem F


O personagem é um aspirante a Pop Star. Tem um relacionamento com o personagem A. Quando a peça começa, a história do casal está no fim do relacionamento. Ela quer que ele vá embora e Ele decide ir embora sem hesitar. Para ele parece estar tudo bem, pois é um garotão carismático, alegre e até mesmo infantil. Começa a cair na realidade de que não é nem um artista, quanto mais um grande artista; percebe também que era sua mulher que o colocava pra frente. Na verdade ele nunca está indo embora, mas sim, fugindo da realidade onde sua vida nem é tão interessante assim. Sua bagagem é um amplificador e uma mochila.
O espetáculo Placebo volatará com mais 4 apresentações no Festival de Teatro de Curitiba. A peça é o resultado de uma dramaturgia coletiva que ressalta a importância daquilo que aparentemente não tem importância; coisas que nos movem e nos fazem felizes, ou pelo menos nos distraem e divertem em meio a tantas coisas que nos ocupam obrigatoriamente e não necessariamente dão "prazer". Pretende-se explorar o placebo nosso de cada dia, a nossa verdadeira essência ridiculamente genial ou genialmente ridícula.
Datas: 26/03 - 18:00, 27/03 - 21:00, 28/03 - 12:00, 29/03 - 15:00
Preços: R$ 10,00 e R$ 5,00
Local: Centro de Criatividade de Curitiba - Teatro Cleon Jacques - Rua Mateus Leme, 4700 - Parque São Lourenço
Ficha Técnica:
Direção, Iluminação e Dramaturgia: Juliana Fayet.
Texto, Sonoplastia, Figurino e Cenário: O Grupo.
Elenco: Annie Martins; Bruno Antiqueira; Cláudia Souza; Eduardo Walger; Fernando Ishiruji; Regiane Kusnick.
Op. Sonoplastia: Jean Franzoi
Op. Iluminação: Augustho Ribeiro
Contra Regragem: José Carvalho
Produção: Annie Martins
Fotos: Chico Nogueira; François Sumi; Leonardo Salomão; Maria Tereza da Silva Vieira
Agradecimentos: Sueli Araújo e Luciana Barone (Profª's responsáveis pela orientação desse Projeto, como requisito para conclusão de curso pela FAP), Ana Fabrício, Chico Nogueira, Carlos Walger, Elvira Fazzini, Fernando Paycan, Fred Fayet, Leonardo Salomã, Jefferson Pinós Ferraz, Juliana Alves, Marcio Mattana, Nádia Luciani, Sº. Aurelino, todos os amigos, familiares e colegas do 4º ano de Artes Cênicas da FAP.